Linguagem
O desenho, enquanto primeira manifestação gráfica, estética e da cultura na história da humanidade, é uma das primordiais formas de expressão deixadas pelos vestígios e produtos culturais, contendo importantes revelações da luta do homem em manifestar sua evolução. É uma forma, digamos, quase arquetípica, que surge como forma de comunicar aspectos do mundo circundante, de sua experiência, sua memória e sua imaginação, em uma relação de espaço-tempo imediato. A linguagem é um instrumento, que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido a realidade que nos cerca
É um grande esforço de abstração, a partir da socialização e da comunicação, na tentativa de fixar, em um suporte físico duradouro, situado fora do seu próprio cérebro, fragmentos de suas percepções e experiências no mundo.
A noção de espaço, pensamento visual é de extrema importância para o desenvolvimento psíquico da pessoa, uma vez que permite a integração de inúmeras funções mentais. Esta integração ocorre através do desenho que representa graficamente o mundo que nos cerca concretizando até os pensamentos abstratos.
O desenho pode ser considerado um sistema modelizante a partir do crescente desenvolvimento dos instrumentos operacionais em que se torna possível usar as mãos não só para confeccionar utensílios, mas também para ''modelar'' formas, texturas e carregá-las de significação como os desenhos e pinturas rupestres e neolíticas que se encontram nas paredes calcáreas das cavernas de Altamira.
Nesse caso, modelização é construção simbólica de uma rede de signos e de significações organizados por meio de traços cuja gramaticalidade constitui o desenho como sistema semiótico e o define como linguagem. Desenho é linguagem. Um meio de expressão, uma imagem, um gesto, uma