PORT
Curso: (3044) Dona Leonor – MÚSICA – LICENCIATURA
Disciplina: Teorias do Desenvolvimento Humano
Professor: Attico Chassot
BEBÊS
O documentário “Bebês” acompanha desde os exames pré-natais a vida de quatro bebês em diferentes meios culturais. Acompanhamos assim as formas diversas das mães para solucionar os mesmos problemas. E entre esses, podemos citar o modo como a mãe namibiana limpa os olhos de seu bebê com a língua, enquanto a mãe mongólica lava os do seu com o leite do próprio seio. Ambos nos provocam um estranhamento no primeiro momento, pois estamos mais ligados ao ambiente em que habitam os outros dois bebês.
O documentário é rico em diferenças e semelhanças. O bebê namibiano, por exemplo, engatinha na terra, sem roupa e brinca com ossos de animais, enquanto a bebê norte-americana é cercada de uma cuidadosa obsessão com a higiene. Podemos citar também a diferença entre o menino da Mongólia que está o tempo todo entre animais domésticos, bois, cabras e galinhas. Já o ambiente da bebê japonesa é totalmente urbano, e dessa forma ela tem contato direto apenas com um gato de estimação.
Assistimos o filme todo com um prejulgamento que cresceu junto conosco, o de que os estímulos recebidos em meios rurais não são o bastante para formar um intelecto social considerável ao nosso. Mas ao vermos todos os bebês rindo, chorando e com medo, percebemos que o único fator que muda é o meio onde se vive, pois dentro de si mesmos, as atitudes e comportamentos são semelhantes, exalando assim o lindo perfume da vida, ao qual Deus os proporcionou.