PAper - Engenharia da Qualidade
Beatriz Werner Fusinato
Jessica Sacani
Silvana Butzke
Profº Guilherme Eduardo da Silva Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Arquitetura e Urbanismo (ARQ 17) – Engenharia de Qualidade
18/10/13
RESUMO
A saída das pessoas dos polos rurais para os urbanos foi o grande motivo para a o caos urbano. Devido a isso, aumentou o número de pessoas circulando nas vias que até então, eram projetadas para uma certa quantidade de pessoas. É preciso criar planos para incentivar as pessoas a utilizar outros meios de transporte, como os coletivos, ou os alternativos a fim de melhorar a mobilidade das nossas cidades. Para identificar as causas do problema e propor soluções, utilizamos as ferramentas de qualidade chamadas de Diagrama Causa Efeito e o Método PDCA.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana; Transporte público; Plano de Ação.
1. INTRODUÇÃO
Apresentamos neste trabalho, como hoje, o trânsito se tornou uma das maiores dores de cabeça para a população, com a facilidade de adquirir um automóvel e a comodidade que o mesmo oferece para as pessoas se deslocarem, resulta no crescimento desenfreado do número de veículos nas ruas gerando o caos no trânsito que vemos principalmente nas grandes cidades. Através de análises feitas sobre o assunto, vamos apresentar alguns problemas e possíveis soluções para os tais.
2.CAOS NO TRÂNSITO
O direito de ir e vir vem sendo cada vez mais limitado no meio urbano. As grandes metrópoles, por exemplo, não conseguem sustentar por completo sua população no quesito mobilidade.
Para conseguir se deslocar com maior conforto, o carro próprio virou prioridade para as famílias brasileiras, e com a facilidade na compra de veículos, muitos acabam adquirindo mais de um veículo por residência.
O resultado desse comércio desenfreado de veículos motorizados são grandes congestionamentos que tornam a mobilidade urbana praticamente nula em grandes