Troll A
Joyce de Souza Ruiz
Plataforma de gás Troll A
Joyce de Souza Ruiz
Plataforma de gas troll A
Técnicas e praticas
Cicero
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.”
―Charles Chaplin
Índice
A plataforma troll A
Se pensarmos em estruturas colossais, gigantescas, certamente a plataforma de gás natural Troll A encontra-se literalmente no topo da lista, sendo uma das maiores e mais impressionantes estruturas de todo o mundo. Um verdadeiro marco na Engenharia.
Esta enorme estrutura foi construída pela Norske Shell durante os anos 90. A obra começou em julho de 1991, sendo iniciada a construção das pernas. Em 1995, as pernas e a plataforma em si foram interligadas. A base e a parte superior foram na realidade construídas em separado e depois interligadas.
Pernas da Troll em construção. O concreto era injetado a partir desses guindastes a uma vazão absurdamente compacta, permitindo, assim, uma estrutura bem resistente
Em 1996 a plataforma foi alvo da atenção da empresa quando foi rebocada ao longo de 200 km , partindo de Vats, na parte norte de Rogaland, para o Campo de Troll, 80 km a noroeste de Bergen. Esta operação de reboque levou sete dias.
Com 472 metros de altura, Troll ficou conhecida a partir de então por ter sido a estrutura mais alta a ter sido movida pelo homem desta forma. Além disso, ela entrou para o Livro De Recordes do Guinness como a maior plataforma de gás em alto mar do mundo.
A Troll A pesa 656.000 toneladas, as suas pernas cilíndricas são feitas de concreto e nelas circula um elevador que demora cerca de 9 minutos a fazer a viagem deste o topo até ao fundo do mar. A maior parte desta estrutura encontra-se submersa, são 303 metros no fundo do mar.
As pernas da Troll A possuem mais de 1 metro de