Para Estudar Filosofia 1
Conhecer é elaborar um modelo de realidade. Projetar ordem onde havia caos. O homem, ser que pensa sente e se comunica, articula pensamentos e sentimentos e transmite através de linguagem oral, escrita, verbal ou não. O conhecimento é apreendido na subjetividade para ser sempre reelaborado.
3 elementos necessários ao conhecimento: sujeito (ser que conhece), objeto (o que o sujeito quer conhecer) e imagem mental (opinião, ideia que resulta da relação sujeito objeto e passa a habitar a subjetividade da pessoa).
Saber – informações e conhecimento mobilizados para relacionar-se com o mundo.
Ao pensar o homem problematiza seu entorno físico (natureza natural) e cultural (tudo que produzido ao ser, estar e agir no mundo). Dessa forma, pensar, agir, sentir e problematizar são necessários para produzir informação, conhecimento e saber.
Saber da vida – vivência espontânea e vai do nascimento até a morte. Não é produzido com base em procedimento metodológico e não tem sistematicidade. Senso comum. Experiência de vida.
Conhecimento mítico – baseado na intuição e deriva do entendimento da existência de modelos naturais e sobrenaturais em tudo que existe. Explica o mundo por meio de representações que não são lógicas ou racionais. Representado por meio de linguagem simbólica e imaginária.
Conhecimento teológico – fundamenta-se na fé. É dedutivo por partir de uma realidade universal. Parte da compreensão e aceitação de um Deus ou deuses que são a razão de ser de todas as coisas.
Conhecimento filosófico – Racional e objetiva a busca da verdade. Atitude sistemática mas não experimental. Busca os porquês de tudo que existe, por isso é ativo.
Conhecimento científico – Racional e produzido mediante a investigação da realidade. Sistemático, metódico e nunca realizado de forma espontânea, intuitiva ou baseado na fé. Prevê experimentação e validação.
Conhecimento técnico – saber fazer, operacionalização. Seu objeto é o domínio do mundo e da