Filosofia
R: O mito tenta explicar e descrever acontecimentos históricos, fenômenos da vida, e as origens de determinadas coisas por meios de historias, povoada por Deuses, Semideuses e heróis. Já a filosofia tem como base o questionamento para os conhecimentos da vida, tenta estudar por meio de discussões, reflexões e argumentos o que se aceita como fato e verdade, utilizando a lógica e a razão como fundamentos.
2. “Quando começamos a estudar Filosofia, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição de filosofia, mas várias. A segunda surpresa vem ao percebermos que, além de várias, as definições parecem contradizer-se.” (CHAUÍ, 1995, p.16). Faça uma síntese das quatro definições gerais, apresentadas por Marilena Chauí, sobre o que seria filosofia. (Valor 2,0). Consultar a introdução intitulada “Para que Filosofia” do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, disponível no AVA. (Valor 2,0).
R: Visão de mundo – Está definição é muito ampla e genérica segundo a autora, não podendo assim chegar a um consenso e diferenciar filosofia de outras doutrinas e conceitos.
Sabedoria de vida – Contemplação do mundo e do homem para assim melhorar a forma de relação com os outros, melhorar a qualidade da vida e aumentar o conhecimento.
Esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido - Procura-se distinguir e fundamentar filosofia e religião, cada um com suas afirmativas e explicações sobre coisas e fatos, uma pela Fé, que é a religião, e a outra pelo questionamento.
Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas – Resume a filosofia especialmente em Análise das coisas e conceitos, Reflexão sobre si mesma para estudar o