trinchar
Introdução
No âmbito da disciplina de Serviço Restaurante-Bar, acompanhado pelo formador , foi-me proposto realizar um trabalho para avaliação final do módulo 15, cujo tema é: Preparação da Sala: Trinchar e Despinhar.
Como trinchar carnes e peixes
O conhecimento da maneira de cortar os peixes, carnes e aves, é constituindo que se designa pelo termo profissional de «trincha» ou «trinchamento», valoriza muito o empregado de mesa.
É uma especialização que consiste em cortar corretamente, com destreza e economia.
A economia produzida no consumo das carnes e alguns peixes, quando trinchados na sala, está calculado entre 30 a 40 %, comparado com o gasto real do corte feito na cozinha. Na verdade, na sala só se trincha e se serve a quantidade que o cliente deseja, não havendo desperdícios irrecuperáveis.
A utilidade desta modalidade aparece mais vincada nos serviços à lista, favorecendo a venda de pratos já confecionados. Porém, nas salas de grande movimento, em que a característica essencial do serviço é a sua rapidez, a utilidade prática diminui, pela demora, causada ao desenvolvimento do trabalho e à referida exigência de espaço para a deslocação de carros para os quentes e frios, diminuindo o número de lugares e de clientes a servir.
Como é natural, o número de profissionais especializados na arte de trinchar é deverias escasso, pelas razões apontadas do pequeno número de estabelecimentos praticantes da modalidade, e falta de ensino apropriado extensivo ao grande número de trabalhadores, que gostariam de aprender e de praticar este serviço.