Facas – tipos, como usar, mais importantes, diferenças.
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
Tema: Facas – tipos, como usar, mais importantes, diferenças.
Trabalho solicitado pelo professor André Melo de Athayde, da disciplina de Introdução a Gastronomia do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.
Aluna: Érica Jacqueline Cavalcante da Silva
João Pessoa-PB, 26 de fevereiro de 2014.
Facas
A faca é um dos utensílios mais importantes em uma cozinha. Seja para descascar, cortar, fatiar, picar ou trinchar, há um modelo ideal para se obter o melhor resultado. Características como o tamanho da faca e o tipo de lâmina são dados importantes na hora de trabalhar com um alimento.
Tipos, tamanhos e formatos
As facas culinárias têm como objetivo a chamada "découpage", ou seja trinchar, filetar, fatiar as carnes, aves, peixes, tarefa feita muitas vezes no salão dos restaurantes mais sofisticados, diante dos clientes. Os utensílios de melhor qualidade são as facas com cabo em material sintético e lâmina em aço inoxidável com liga cromo –molibdênio.
As facas culinárias apresentam os seguintes tipos principais:
Faca do chef - Facas de lâminas rígidas, longas ou curtas, de corte liso, utilizada para os mais diversos tipos de cortes em alimentos crus ou cozidos. É geralmente a faca mais comum (no dia-a-dia) dentro de uma cozinha, exceto, é claro, em restaurantes asiáticos. Seu manejo é relativamente fácil, porém a rapidez no uso flui com o tempo e a experiência. Pode ter de 8 a 12 polegadas. Quanto maior, melhor o rendimento do corte. Fatia com uma só passada e é a indicada para lidar com peças grandes de carne. Possui lâmina longa (20 a 30 cm) e larga, ponta ligeiramente curva.
Faca para filetar ou fiambre - São facas de lâminas longas e corte liso, na maioria das vezes semi ou flexíveis,