Como alcançar o sucesso financeiro
Uma ajuda para você aprender a administrar suas dívidas, poupar e aplicar...
O objetivo é orientar a escolher a melhor forma de investir seu dinheiro. Investir para, no mínimo, proteger o dinheiro do maior de todos os riscos: o de valer menos quando você mais precisar dele.
Antes de pensar em investir e poupar é preciso ter uma organização financeira, por isso dividimos em partes: *Saúde Financeira
*Poupar
*Investimentos
Organizando sua vida financeira, sabendo poupar e conhecendo o que o mercado oferece, VOCÊ irá escolher a melhor forma de investir, tendo segurança e clareza do que está fazendo, conforme o seu perfil e seus objetivos.
Saúde Financeira
• Monte seu Balanço: o primeiro passo para colocar sua saúde financeira em dia é montar o seu balanço financeiro.
Faça uma planilha para melhor controle de sua renda e de seus gastos. Para isso, você pode usar uma planilha de Excel ou até mesmo usar papel e caneta.
Anote toda a renda da família, inclusive renda de serviços extras, alugueis recebidos e até mesmo as sazonais, como décimo terceiro salário e férias.
Faça um levantamento também de TODOS seus gastos, desde o financiamento do carro até o pãozinho da padaria. Não esqueça também dos gastos sazonais como IPVA, IPTU, licenciamento de carro e presente de Natal.
Monte uma planilha com a sua realidade, considerando o seu dia-a-dia.
A primeira vez que você for colocar os dados no seu balanço tente preencher pelo menos os últimos três meses, isso trará uma idéia melhor de sua situação financeira.
Após isso, faça uma análise dos gastos fixos e variáveis.
Considere como fixos os gastos dos quais não tem como fugir, como aluguel, conta de luz, telefone, etc. Esses gastos podem e devem ser diminuídos, mas provavelmente não trarão grande diferença.
E gastos variáveis são os adicionais, aqueles que você não precisa ter todo mês e, portanto, que você pode diminuir, como roupas, restaurantes,