Balanced Scorecard
BSC
Gestão em Sistemas de Informação
Prof.º Helder Leal da Costa
RA: 00062196
Sumário
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard que traduzido significa Indicadores Balanceados de Desempenho, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a visão e a estratégia da organização, encontrar o melhor caminho para alcançar os objetivos e medidas estratégicas, planejar metas e melhorar o feedback. Kaplan e Norton reforçam que “as empresas inovadoras estão utilizando o BSC como um sistema de gestão estratégica para administrar a estratégia em longo prazo”. O BSC permite a interação entre medidas financeiras e não financeiras, sendo esse o seu grande diferencial.
O BSC surgiu a partir de um estudo de Robert Kaplan e David Norton, de que as empresas levavam em consideração apenas indicadores financeiros e que com isso as empresas tomavam decisões erradas. Para eles, as mensurações financeiras são indicadores ultrapassados e os resultados são baseados nas consequências passadas. Outro ponto foi de que indicadores financeiros não comunicavam projeções de desempenhos futuros estimados sobre investimentos em clientes, fornecedores, funcionários, tecnologia e inovação. E, se esses indicadores financeiros estavam levando as empresas a opções erradas, o mais adequado seria se conduzir pelas estratégias. É uma ferramenta que ajuda uma organização a interpretar sua estratégia em objetivos operacionais, dando direção ao seu comportamento e desempenho.
Criadores do Balanced Scorecard
Desenvolvido pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992 e desde então vem sendo usado no mundo inteiro, utilizado por organizações públicas, privadas e organizações não-governamentais.
Foi escolhida como umas das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias, pela revista Harvard Business Review.
Objetivos O principal objetivo do BSC é alinhar o planejamento