mensuração
Para que uma preparação culinária seja realizada com sucesso, vários fatores são importantes, tais como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, além da qualidade e quantidade dos ingredientes.
A redação de uma receita deve conter informações claras e precisas, a fim de possibilitar sua reprodutividade.
Quando se executa uma receita, é imprescindível que os ingredientes sejam medidos com precisão. Os valores para pesos e medidas não podem ser elaborados com exatidão matemática; devem-se considerar as diferenças de volume entre os vários tipos de utensílios usados como medida, além da maior ou menor acomodação do alimento no recipiente.
Obter medidas exatas requer instrumentos com capacidade de medidas padronizadas, como balança, litros ou recipientes graduados que facilitem a medição dos ingredientes. O emprego de medidas exatas garante a reprodutividade da receita e auxilia no controle de qualidade, quantidade e custo.
Outra forma para medição de ingredientes é a utilização de medidas caseiras (xícaras, colheres, copos). Como estes recipientes são de diferentes tamanhos podem ocorrer variações nas medidas dos ingredientes. Tais variações podem ser minimizadas desde que o método de utilização e de manipulação dos ingredientes seja cuidadosamente padronizado.
Para que os procedimentos de pesagem e medição de ingredientes sejam adequados, são essenciais o conhecimento da capacidade volumétrica dos utensílios e sua padronização de medidas.
Procedimentos gerais para execução de uma receita culinária
Antes de iniciar uma receita é importante ler com atenção todos os itens, a fim de assegurar as condições de preparo e evitar a interrupção do trabalho.
Todos os ingredientes e recipientes necessários devem estar reunidos, assim como os utensílios e equipamentos utilizados como medidas, devem ser padronizados.
Mensuração dos alimentos
Para trabalhar com alimentos, são necessárias balanças digitais ou eletrônicas de