Mensuração em contabilidade
Contribuição de Vernon Kam (1990), define teoria na contabilidade:
“Nós visualizamos uma teoria geral da contabilidade como um conjunto de pressupostos, definições, princípios e procedimentos de reconhecimento e mensuração, cujo propósito é a determinação ou designação da riqueza em forma de rendas de capital.”
Ponto de partida; Núcleo da teoria da contabilidade no que diz respeito ao estabelecimento de conceitos e teorias que devam ser testadas e também para a própria missão social da contabilidade.
Mensuração diz respeito aos procedimentos para atribuição de números aos eventos, objetos ou fenômenos, com base em regras predefinidas.
Tudo que é mensurável é mais suscetível de ser analisado e melhorado. Quanto mais se conseguir mensurar, medir objetivamente fenômenos ou eventos, mais se poderá atuar neles.
Vários tipos e formas de mensuração:
◦ Mensurações físicas; ◦ Mensurações derivantes, puramente da lógica formal da matemática; ◦ Mensuração expressa em quantidade de moeda; ◦ Mensuração dos graus de satisfação – “sentir” .
Mensuração em Contabilidade: apenas atribuir valor, ou seja avaliação em moeda ?
◦ Etapa anterior, na qual a mensuração deve ser realizada em outras escalas, como quantidade física ou produção durante determinado período * Tendência a homogeneizar através da avaliação em moeda
Mensuração entre o Valor, o Custo e o Mercado:
◦ Valor: termo que encerra apenas uma certeza, e várias incertezas, com conotação econômica ampla e pode ir além de sua expressão puramente monetária para abarcar outras dimensões sociais, Valor é gênero.
◦ Custo e Mercado são modalidades de Valor, sendo materializações possíveis do Valor.
Postulado da Continuidade
◦ Os ativos não existem para serem vendidos, não conseguindo avaliá-los por um valor de venda.
Principais tipos de avaliação a valores de entrada:
◦ Custo Original (Histórico) - CH ◦ Custo Original Corrigido em Termos