Resumo Prático: teorias sobre a verdade
Como distinguir o verdadeiro do falso? Esse é um dos maiores questionamentos da vida do homem. Como explicar essa verdade? O que é verdade para mim pode não ser para você, por exemplo, para muitos a zebra é branca com listras pretas e para outros, preta com listras brancas. São inúmeras as teorias da verdade e todas dependem do que acredita o homem. Porém sempre o lado científico vai pesar mais.
2 – teorias sobre a verdade:
Precisamos de uma teoria acerca do que é verdade. A noção de verdade ocorre frequentemente nas nossas reflexões sobre a linguagem, o pensamento e a ação. Em princípio, a verdade é o objetivo genuíno da investigação científica. Uma teoria explícita da verdade é essencial, pois a questão da verdade parece ser bem mais complexa do que a ideia de correspondência faz parecer. Todavia, descobrir o que seria a verdade pode muito bem estar fora do nosso alcance. Tendo em vista que a verdade pode nunca ter sido descoberta.
3 – o critério da evidência:
Só é uma afirmação verdadeira aquela que corresponde com a realidade, através de provas concretas, baseadas na ciência e num consciente racional de um homem racional. Não importa o que ele esteja dizendo, se for um sábio todos ouvem e aprendem com ele, se for um tolo, poucos abrem seus ouvidos ao que ele diz.
4 – o critério da evidência:
Ainda sobre o tema anterior, o critério da verdade não busca saber como é o mundo para as pessoas através do que elas pensam e sim pelo que lhes é provado. De nada adianta mil dizerem que o sol é um maciço de luz e fogo reunidos, se a ciência prova que o mesmo é uma estrela que sofre inúmeras combustões gerando luz.
5 – os mestres da suspeita:
A filosofia sempre sofreu inúmeros abalos e críticas, mas só na metade do século XIX (dezenove) que as críticas aos métodos de representação e correspondência se intensificaram. Os escolásticos, filósofos medievais, seguindo a tradição aristotélica, repetem que “a verdade é a adequação do nosso