Filosofia da ciência
(UFRN)
METODOLOGIA
Da
CIÊNCIA
RELAÇÃO ENTRE OS SEMINÁRIOS
NOME: Sanderson Cássio Sousa da Silveira.
CURSO: RADIALISMO (1° Período)
TURNO: Noturno
PROFESSOR: Rômulo
RELAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
Resumo
Por meio deste trabalho procuro relacionar os seminários que foram apresentados em sala de aula, para assim estabelecer conexões e procurar mostrar as características e concepções da Ciência ao longo da história, assim como as suas influências sobre a nossa sociedade.
Palavras-chave: Ciência, Cientista, Teoria, Explicação.
Abstract
With this work I want to show the relations of the seminaries and the conceptions of Science through the years, and by the way your influence and your contribution to our society too.
Key-words: Science, Scientist, Theory, Explanation
Introdução
A Ciência foi um dos principais temas de discussões entre filósofos ao longo dos anos, cujos principais pontos de discussão era sobre a sua utilidade para o ser humano, seu objetivo e interesses, assim como suas influencias no nosso modo de vida.
FILOSOFIA DA CIÊCIA
Ao longo da história a Ciência foi muito questionada e discutida por filósofos (assim como pensadores de outras áreas), os quais queriam estabelecer conceitos sobre seus objetivos interesses e influências sobre a sociedade. De fato as críticas e opiniões desses filósofos contribuíram muito para o nosso entendimento atual de Ciência. Por isso é preciso se ter uma idéia dessas concepções que existiram ao longo do tempo. Para começar é preciso entender a Natureza e o Objetivo da Ciência. E para isso é preciso (segundo Ernest Nagel) analisar alguns de seus aspectos. Um aspecto seria o de que a Ciência tem o controle prático da Natureza, ou seja, nesse ponto ela é vista como fonte de recursos que contribuem para a melhoria da vida humana. Mas Nagel fala que de modo algum esse