Técnicas
Anexo
As 7 habilidades do bom negociador
A negociação é um processo interpessoal, e o maior obstáculo é a nossa tendência de agir sem pensar, o que nos faz cometer erros. Além disso, há muita emoção em uma negociação, e o alto desgaste de energia, muitas vezes, prejudica o desenrolar do acordo.
Segundo o professor Willian Ury, negocição nada mais é do que uma comunicação em duas vias, com um interesse em comum. E para conseguir sucesso, o profissional têm que obter sete habilidades muito importantes para se tornar um negociador bem-sucedido.
As habilidades estão divididas em três grupos: pessoas, problemas e decisões.
Habilidades relacionadas as pessoas: * Habilidade de ser filósofo - Tenha uma perspectiva, mantenha a calma, o autocontrole e não perca de vista seus objetivos. * Habilidade de ser psicólogo - Coloque-se no lugar dos outros, ouça mais do que fale, não censure nem humilhe, considere questões levantadas, aconselhe-se antes de decidir. Crie uma relação de confiança e respeito.
“ Para cada minuto de negociação, você deve ter um minuto de preparo” Habilidades relacionadas ao problema: * Habilidade de ser detetive – Tente descobrir o máximo de informações da pessoa com quem esta negociando. Quais são seus interesses e motivações? E suas necessidades, desejos, preocupações? * Habilidade de ser inventor – Ao invés de criticar a proposta do outro tente inventar situações. Invente cenários para que seja possível encontrar uma solução que atenda a seus interesses e aos interesses do outro negociador. * Habilidade de ser juiz – Avalie o que está sendo proposto, decida se é justo o que está sendo conversado, esteja aberto aos argumentos, avalie se o que esta sendo dito tem lógica. “ Tão importante quanto aos fatos, é a percepção das pessoas com relação a eles. Todos temos percepções diferentes” Habilidades relacionadas á decisão: * Habilidade de ser estrategista – Pense antecipadamente