aluno
CIÊNCIAS NATURAIS
Metodologia da Pesquisa Educacional – IBB046
Problema do Conhecimento
Cristiane Rocha dos Santos Salazar
Manaus-AM
2013
O FENÔMENO DO CONHECIMENTO
A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO
Trabalho com resumos, enquete e gráficos da pesquisa
Prof. Saulo César Seiffert
Cristiane Rocha dos Santos Salazar 21350169
Manaus-AM
2013
INTRODUÇÃO
Uma das principais perguntas do conhecimento é a sua origem de onde vem, como é que adquirimos. Qual a capacidade de construir conhecimentos verdadeiros? É a pergunta que os filósofos empiristas fazem, pois se diz que o conhecimento tem a partir dos sentidos e que a razão não possui.
Vários questionamentos são feitos em torno da questão conhecimento, entre os filósofos empiristas e os racionalistas, cada um defende uma tese em torno do assunto.
O fenômeno do conhecimento e os problemas nele contidos
A teoria do conhecimento é uma interpretação e uma explicação filosóficas do conhecimento humano. Antes de filosofar sobre um objeto é necessário examiná-lo com exatidão devemos aprender com um olhar penetrante e descrever com exatidão esse fenômeno peculiar de consciência que chamamos de conhecimento.
No conhecimento defrontam-se consciência e objeto, sujeito e objeto. O conhecimento aparece como uma relação entre esses dois elementos. A relação entre os dois elementos é uma relação recíproca (correlação). O sujeito só é sujeito para um objeto e o objeto só é objeto para um sujeito.
O conhecimento está a partir do objeto aparece como alastramento, no sujeito, das determinações do objeto. Dizer que o conhecimento é uma determinação do sujeito pelo objeto é dizer que o sujeito comporta-se receptivamente com respeito ao objeto. Essa