Variados
Após a Primeira Grande Guerra (1914-1918), a Alemanha além de ser derrotada, passou por uma crise e assim os alemães tiveram que pagar uma dívida de guerra aos ingleses e franceses. A crise de 29 prejudicou mais ainda a situação, levando milhares de alemães ao desemprego. Tudo isso contribuiu para fortalecer mais os movimentos do nazismo.
O partido nazista, chefiado por Adolf Hitler, ganhava muitos votos. Eles acusavam comunistas, liberais e judeus da desordem e prometiam restaurar o orgulho de ser alemão. Os nazistas diziam que os alemães pertenciam a uma raça superior (ariana).
O enfraquecimento dos demais partidos políticos e um golpe de estado contribuíram muito para que os nazistas tomassem o poder.
Antes de conseguir tomar o poder, Hitler tentou outro golpe de estado em 1923, e assim acabou sendo preso. Na prisão, escreveu um livro chamado “Mein Kampf” (Minha Luta), onde ele registrou suas idéias e respeito das raças do mundo.
Com todos os problemas que a Alemanha passava (inflação, desemprego), o partido nazista ganhava mais votos devido a uma propaganda política competente. Algumas empresas capitalistas passaram a apoiá-lo financeiramente.
O presidente Hindenburg (1925) encarregou o chefe do Partido Nacional Popular de formar o governo, e este pediu apoio aos nazistas. Hitler só aceitou por uma condição: queria o lugar de Chanceler (chefia do governo). Conseguiu o cargo em janeiro de 1933.
Hitler com o poder mandou incendiar o edifício do Parlamento para jogar culpa nos comunistas, extinguiu os partidos políticos, diminuiu os direitos dos estados em favor do poder central e tomou medidas anti-semitas (preconceito contra ou ódio aos judeus).
Todos os opositores de Hitler foram assassinados, em junho de 1934. No mesmo ano, Hitler assumiu a presidência e as Forças Armadas deveriam presta-lhe juramento de fidelidade.
Muitos opositores (juntamente com comunistas e judeus) foram levados para os campos de concentração.
Já no final da