Trimiristina
Silvia Kelly Mendes da Costa
Química
Prof° Joel
Introdução
Os elementos ou substâncias puras raramente são encontrados livremente na natureza, para obtê-las é preciso passar por uma ou diversas manipulaçoes químicas, não seria diferente com a Triministrina. A Triministrina¹ é um éster, encontrado naturalmente em gorduras e óleos vegetais, é um dos componentes da especiaria, noz-moscada. Para a obtenção dessa substância pura são preciso vários métodos, começando pela extração ², torna possível o isolamento de substâncias específicas, porém junto com ela sai impurezas, por isso é necessário fazer uma recristalização³, que é uma método de purificação de compostos orgânicos. A análise do composto entre um processo e outro torna-se válida, para avaliar se o produto final está realmente pura, aplicado-se a técnica de Cromatrogafia em camada delgada4 que está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária.
Objetivo
Extrair a Triministrina contida na noz-moscada, por meios de extração e recristalização e depois comparar a amostra somente extraída com a recristalizada.
Procedimento Experimental
Extração a partir da noz-moscada:
Em um balão de fundo redondo de 100ml colocar 7 gramas de noz-moscada e um pouco de Éter, somente para cobrir o soluto. Acoplar o balão a um condensador de bola, e montar a aparelhagem de refluxo para fazer um banho quente de trinta minutos, dentro desse tempo a água esfria e a ebulição da solução pode diminuir, quando isso ocorrer, trocar a água do banho quente por uma mais aquecida .
Após os 30 minutos, filtrar a solução com algodão ao invés de papel de filtro pregueado, deixar a solução