Triagem neonatal
A Triagem Neonatal, mais conhecida como teste do pezinho é um exame laboratorial realizado através da analise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê com objetivo de diagnosticar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. O ideal é que o teste seja feito após o bebê completar 48 horas de vida. Pois o teste pode sofrer influência do metabolismo da mãe. A partir daí o teste deve ser feito o quanto antes, a fim de se iniciar em tempo o tratamento e/ou acompanhamento do bebê em caso de resultado positivo. Aconselha-se que o teste seja feito até o sétimo dia de vida.
A coleta é feita por um profissional de saúde que na hora da coleta deve estar sentado de frente para o adulto que está segurando a criança. Procedimentos do profissional de saúde para a coleta:
Realizar a anti-sepsia do calcanhar com algodão ou gaze levemente umedecida com álcool 70%. Massagear bem o local, ativando a circulação. Para que haja uma boa circulação sanguínea, o calcanhar deve sempre estar abaixo do nível do coração . Certificar-se de que o calcanhar esteja avermelhado. Aguardar a secagem completa do álcool.
A punção deve ser executada numa das laterais da região plantar do calcanhar, locais com pouca possibilidade de se atingir o osso. Deve-se evitar o uso de agulhas.
Segure o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas não prender a circulação.
Penetrar num único movimento rápido toda a ponta da lanceta (porção triangular) no local escolhido, fazendo em seguida um leve movimento da mão para a direita e esquerda, para garantir um corte suficiente para o sangramento necessário.
Aguarde a formação de uma grande gota de sangue. Retire-a com algodão seco ou gaze esterilizada.Ela pode conter outros fluidos teciduais que podem interferir nos resultados dos testes.
Encoste o verso do papel filtro na nova gota que se forma na região demarcada para a coleta