triagem neonatal
Ilustrativo
É uma estratégia de diagnóstico precoce de extrema importância para a população, coordenada tecnicamente pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG por meio do Programa Estadual de Triagem Neonata (PTN-MG). Permite a detecção de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que muitas vezes não apresentam sintomas perceptíveis apenas em exame médico nos primeiros dias de vida do recém-nascido.
Conhecido popularmente como "Teste do Pezinho", o teste de triagem neonatal, que é um exame laboratorial, garante a possibilidade de intervenção médica com a urgência necessária, nas crianças portadoras de alguma destas doenças, antes do surgimento de sequelas irreversíveis como, por exemplo, o retardo mental.
Serviço de Referência em Triagem Neonatal de Minas Gerais
O Nupad – Faculdade de Medicina (UFMG) – foi cadastrado pelo Ministério da Saúde como único Serviço de Referência em Triagem Neonatal em Minas Gerais, a partir das normas estabelecidas na Portaria GM 822 de 6 de junho de 2001.
Quem pode ter acesso ao PTN-MG
Acervo Nupad
Posto de coleta da triagem neonatal no interior de Minas Gerais
Todas as crianças nascidas nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais têm o direito de fazer o teste de triagem neonatal gratuitamente.
Quando e onde é feita a coleta
A coleta de sangue para o teste de triagem neonatal deve ser realizada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.
As amostras são coletadas nas Unidades Básicas de Saúde dos 853 municípios do Estado de Minas Gerais.
Onde é processado o exame
Eber Faioli