Triagem neonatal
Teste do olhinho
TESTE DO REFLEXO VERMELHO – “TESTE DO OLHINHO”
O exame dos olhos e da visão são essenciais para a detecção de condições que resultam em cegueira, que significam sérias doenças sistêmicas, levam a problemas no rendimento escolar, ou na pior das hipóteses, ameaçam a vida de uma criança. Através de uma exame cuidadoso dos olhos, anormalidades retinianas, catarata, glaucoma, retinoblastoma, estrabismo, e desordens neurológicas podem ser identificadas, e o pronto tratamento destas condições podem salvar a visão ou mesmo a vida de uma criança. O que é o teste do reflexo vermelho (“teste do olhinho”) ?
O teste do reflexo vermelho é baseado no mesmo fenômeno que se observa quando se fotografa alguma pessoa, e a pupila fica vermelha. Entretanto, ao invés de se utilizar uma máquina fotográfica, se utiliza outro equipamento chamado oftalmoscópio direto. Este aparelho permite ao médico que realiza o exame observar um reflexo avermelhado na pupila. Quando isto ocorre, significa que o exame está normal. Ou seja não existe nenhum obstáculo a luz que penetra no olho: os meios estão transparentes.
Entretanto, na presença de doenças oculares, como catarata, opacidades de córnea, retinoblastoma entre outras, este reflexo estará diminuído ou abolido.
É um teste indolor, já que o médico examinador observa cada olho individualmente com o auxílio do oftalmoscópio direto há uma distância aproximada de 30-45 cm. Quais as doenças que este teste pode detectar ?
Este teste é utilizado para a triagem de anormalidades do fundo de olho (segmento posterior) e também opacidades no eixo visual.
Entre as anormalidades do fundo-de-olho, a de maior preocupação é o retinoblastoma, que é o tumor maligno ocular mais freqüente em criança. É um tumor muito agressivo e que, se não tratado precocemente, pode ser fatal.
A catarata, embora não ameace a vida da criança, compromete seriamente a visão se não tratada precocemente. Sabemos hoje, que o grande