Triacilgliceróis
Equipe:
Série: 3° ano Turma: Turno: Matutino
Professor(a): Disciplina: Química
Triacilgliceróis
17 de novembro de 2014, Cajazeiras-PB.
1. Definição: Lipídios
São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas. Na verdade, todas a relevância do metabolismo lipídico advém desta característica hidrófoba das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
1.1 Definição: Triacilgliceróis
Os Triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um tri álcool de três carbonos, através de ligações do tipo éster. São absolutamente hidrofóbicos, sendo também chamados de "Gorduras Neutras", ou triglicerídeos. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triacilglicerol são geralmente diferentes entre si.
Saturados: Apresentam apenas ligações simples entre os carbonos.
Monoinsaturados: Possuem uma ligação dupla na cadeia carbônica.
Poli-insaturados: Têm duas ou mais ligações duplas na cadeia carbônica.
2. Composição Química
Óleos e gorduras – pertencem à categoria dos ésteres e são formados por meio da reação de um álcool, chamado glicerol, com ácidos orgânicos de cadeia longa, conhecidos como ácidos graxos. O exemplo do que ocorre com os carboidratos, a reação do glicerol com os ácidos graxos é de condensação, havendo liberação de moléculas de água.
Como o