CARACTERIZAÇÃO DOS TRIACILGLICERÓIS DO OLÉO DE SOJA ATRAVÉS DA SAPONIFICAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DOS TRIACILGLICERÓIS DO OLÉO DE SOJA ATRAVÉS DA SAPONIFICAÇÃO
AUTORES: ANA CLAUDIA
CAROLINA SOARES
LOUISE AKABOSHI
RAQUEL AIME
PROFESSORA: PRISCILLA HENRIQUES G. S. COSTA
I. Introdução:
Por constituírem uma classe de compostos com estrutura bastante variada, caracterizados por sua alta solubilidade em solventes orgânicos e por serem praticamente insolúveis em água, existem diversos tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídeos. Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum, todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possuem poucos heteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante). Uma das leis clássicas da química diz que "o semelhante dissolve o semelhante": daí a razão para estas moléculas serem fracamente solúveis em água ou etanol (solventes polares) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares).
Os lipídeos podem ser classificados em: Ácidos Graxos, Triacilgliceróis, Glicerofosfolipídeos, Fosfolipídios, Esfingolipídios, Prostaglandinas, Terpenóides e Esteróides.
Os Triacilgliceróis (TAGs) são lipídeos formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. São absolutamente hidrofóbicos, sendo também chamados de "Gorduras Neutras”, ou Triglicerídeos. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um TAG são geralmente diferentes entre si. A principal função dos TAGs é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente. São armazenados em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos. Os ácidos que, ao reagirem com o glicerol, formam os Óleos e as Gorduras são Ácidos Graxos. Ácido graxo