Treino de for a para os fundistas
Alguns fatores podem determinar o treino de força de um atleta fundista no atletismo (velocidade, flexibilidade, força, coordenação motora e resistência). O planejamento do treino depende muito do desempenho e de seu resultado competitivo pois cada atleta tem sua particularidade física.
De acordo com as etapas de formação do atleta. Baseado em THUMM (1987), existem quatro fases INICIAÇÃO ESPORTIVA, ESPECIALIZAÇÃOINICIAL, ESPECIALIZAÇÃO FINAL, ALTO NIVEL, em contra partida a idade de inicialização que é colocado por THUMM de 09 anos acredito que 06 anos seria a idade ideal para o inicio da vida esportiva.
Já em relação a atletas de meio fundo e fundo o treino de força é menos ou quase nada aproveitado pois colocam como foco o treino de resistência deixando de lado assim os treinos de flexibilidade, força, coordenação motora e velocidade.
O treino de força no atletismo deve ser sempre separado por categorias pois um treino para um saltador não será o mesmo para um fundista assim teremos alguns exemplos de treino de força, como treino de força rápida ou força de resistência!
Na opinião, um programa de treino bem elaborado deve tentar conciliar o treino da resistência (que deve obviamente ocupar a grande fatia do tempo utilizado no treino) com o treino das outras capacidades, porque se um atleta além de ser resistente, for mais forte, mais rápido, mais coordenado e mais flexível, é certamente um atleta mais completo e com melhores possibilidades de progredir e realizar melhores resultados competitivos. Neste artigo alguns exemplos de como é possível conciliar o treino da força, uma capacidade física muito importante mesmo num fundista, com o treino normal da resistência.
Antes de planear o treino de força a realizar, o treinador ou o atleta devem considerar três aspectos muito importantes que vão influenciar decisivamente todo o planeamento do treino desta capacidade física, ou seja, qual o tipo de força a treinar, quais as