Ataque de bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki
As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram umas das piores tragédias de todos os tempos, ate hoje eles se lembram do horror que aconteceu nessas duas cidades e ate hoje existe efeito que as bombas fizeram nas pessoas e nos lugares que foram atacados.
Ataque de bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki As bombas atômicas lançadas no Japão
Os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki foram ataques com bombas nucleares lançadas por avião, ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial, realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos contra o Império do Japão, por ordem do presidente americano Harry S. Truman.
Até os dias atuais discute-se a necessidade do uso das duas bombas atômicas contra um Japão com poder militar e industrial já intensamente abatidos. Os EUA afirmam que naquele momento havia a estimativa de perder entre 500 mil e 1 milhão de militares numa possível invasão ao arquipélago nipônico, somados a um número de mortes estimado de 5 a 10 milhões de militares e civis japoneses, movidos por seu código de honra e desespero. Estes números se baseiam nas invasões das ilhas de Iwo Jima e Okinawa, onde ocorreram 12 mil mortes entre os americanos contra 120 mil mortos japoneses.
Em 3 de agosto de 1945 o ultimato dos aliados para a rendição japonesa foi oficialmente ignorado pelo imperador Hirohito, após ouvir seus líderes militares.
Era necessário abater o moral dos japoneses. A primeira sugestão foi de que a bomba atômica fosse lançada sobre o monte Fuji, principal cartão postal japonês e local de grande importância para a identidade nacional. A cidade de Kyoto chegou a ser cogitada, pela condição de importante centro religioso, mas descartada por ser pouco populosa. O conselho consultivo norte-americano resolveu que quanto maior o alvo, maior também seria o poder de persuasão.
A escolha de Hiroshima, Kokura e Nagasaki foi feita a partir de análises e interesses militares, por serem cidades com grandes regiões industriais.