Analise da variaçao da frequencia cardiaca
ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DURANTE TESTES MÁXIMOS AERÓBIO E ANAERÓBIO. COMPARAÇÃO ENTRE ATLETAS VELOCISTAS E FUNDISTAS
Alexandre Daniel Curado Jacinto Coimbra, 2005
Monografia de Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física, realizada no âmbito do seminário de Fisiologia Ano Lectivo 2004/2005.
Coordenador: Prof. Doutor Fontes Ribeiro Orientadora: Prof.ª Doutora Paula Tavares
AGRADECIMENTOS
Nesta página gostaríamos de expressar os sinceros agradecimentos a todos aqueles que acompanharam e contribuíram de alguma forma para a realização deste trabalho:
Ao Prof. Doutor Fontes Ribeiro, pela coordenação prestada no presente trabalho e pelos conhecimentos transmitidos durante a licenciatura.
À Prof. Doutora Paula Tavares por todo o apoio, compreensão e disponibilidade manifestados ao longo deste seminário.
À Dr.ª Fátima Rosado, pelo apoio imprescindível no Laboratório, assim como aos sujeitos que possibilitaram a realização deste estudo.
Aos meus colegas de seminário, Cristóvão Piedade e António Manuel, pelo trabalho desenvolvido em conjunto e pela ajuda sempre pronta.
Ao QUARTO DOS MANOS, por todo o companheirismo, amizade e grandes momentos passados, no decorrer de todos estes anos, e para todo o sempre.
Aos meus pais e irmão, pelo estimulo permanente, dedicação e amor que sempre transmitiram.
I
RESUMO Recentemente têm sido realizadas várias campanhas, numa tentativa de persuadir as populações, para a manutenção de uma prática de actividade física regular, abandonando, hábitos sedentaristas, de modo a abandonar estilos de vida não saudáveis. Este trabalho teve como objectivo verificar as diferenças existentes nos valores da frequência cardíaca de repouso, no pico e após o esforço, entre três grupos diferentes de indivíduos, sedentários, velocistas e fundistas. Vinte e um sujeitos do sexo masculino, sete sedentários, sete