Metodologia Olhar
Este tópico trata do caminho que será seguido para responder a questão proposta, quais ferramentas serão adotadas para responder ao problema de pesquisa. Aqui o aluno deve indicar basicamente o tipo de pesquisa que realizará
(doutrinária, empírica, mista), o tipo de dados e informações com os quais trabalhará e a forma de coleta e análise destas informações (indicando as fontes de dados, técnicas de coleta e operacionalização e análise de dados).
É importante frisar que a escolha da metodologia depende fundamentalmente da natureza e escopo do problema de pesquisa.
- METODOLOGIA:
Aqui você faz a opção pela modalidade de pesquisa mais adequada à consecução de seus objetivos e indica os meios (métodos e procedimentos) que adotará para operar com seu objeto.
No conjunto da investigação o pesquisador deverá aplicar, como vimos anteriormente, métodos científicos idôneos, no item dedicado à metodologia, o autor deverá indicar qual método adotou: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, sistêmico e eventuais métodos auxiliares.
Deverão ser igualmente apontados os procedimentos instrumentais a serem utilizados: material bibliográfico, jurisprudência, estatísticas, entrevistas, análise de caso, e assim por diante.9
6 MÉTODO
Os objetivos dessa pesquisa foram atendidos, utilizando-se de um conjunto de procedimentos abaixo descritos.
6.1 TIPO DE PESQUISA
Esta pesquisa é de caráter exploratório e teve como objetivo
“proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a constituir hipóteses” (GIL, 2002, p. 41). Segundo Gil (2002, p. 41) este tipo de pesquisa tem como finalidade o “aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos ao fato estudado”, ou seja, no caso deste projeto, caracterizar o processo de re-significação da identidade em homens e mulheres após a separação conjugal.
A análise qualitativa foi