TREINAMENTO
A teoria do desenvolvimento dentro das empresas surge na década de 1960 devido as mudanças que as organizações estavam passando. Devido a globalização, as organizações estão buscando cada vez acompanhar as mudanças, que atualmente estão voltadas para a qualidade.
Para que se trabalhe com qualidade, as empresas precisam de funcionários qualificados e uma das ferramentas para se obtiver êxito é o treinamento.
Com a preocupação com a qualificação dos empregados de uma empresa para uma melhor prestação de serviços, podemos verificar que o treinamento pode tornar-se um diferencial.
Podemos definir treinamento como uma educação profissional voltado para o desenvolvimento das atividades que a pessoa virá a executar no desenvolvimento de seu trabalho. O treinamento dentro das empresas tem como um dos objetivos a capacitação dos funcionários visando suprir as suas próprias necessidades, ele é um meio de desenvolver competências nos funcionários, tornando-os mais produtivos, com o intuito de contribuir para os resultados organizacionais.
Por meio de treinamentos, desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem inovadoras, produtivas e criativas são meios de agregar valor as pessoas e consequentemente as empresas. Atualmente os programas de treinamentos, não buscam somente capacitar os funcionários para determinada função, eles buscam identificar as qualidades nas pessoas, buscam atitudes tomadas diante das informações apresentadas, buscam desenvolver habilidades e conceitos.
Os principais objetivos do treinamento são:
- Preparar o colaborador para a execução eficiente das várias tarefas do cargo dentro da empresa;
- Oferecer oportunidades para o desenvolvimento pessoal de maneira contínua e que não se restrinja somente ao cargo atual, mas também aos cargos futuros que ele poderá ocupar;
- Ajudar a desenvolver mudanças de comportamentos nas pessoas, aumentando a satisfação e a motivação, assim tornando os funcionários mais receptivos a