EXERCICIOS RESOLVIDOS ATRITO
Primeiro vamos deixar claros os valores: a = 0,5m/s² - módulo da aceleração m1 = M - massa do bloco 1 m2 = 2M - massa do bloco 2 m3 = 2M - massa do bloco 3
Depois as fórmulas usadas no exercício:
F = m*a
Σ(F = m*a)
P = m*g
A resposta desejada é o coeficiente de atrito cinético entre o BLOCO 2 e a MESA. A fórmula do coeficiente de atrito é relacionada com a Força considerando o atrito, no caso, a Força do bloco 2:
T23 - μ2*m2*g - T12 = m2*a
Difícil de entender? Sim, mas vou explicar detalhadamente.
T23 = Tensão do fio que conecta o bloco 2 ao bloco 3 μ2 = Coeficiente de atrito cinético entre o bloco 2 e a mesa, ou seja, o resultado g = Constante gravitacional (o professor aceita que se aproxime para 9,8)
T12 = Tensão do fio que conecta o bloco 1 ao bloco 2 a = Módulo da aceleração
A consideração é que a Força do bloco 2 não é dada, apenas sabemos sua massa. Precisamos descobrir a Força pela figura, e o que podemos assumir é que ela depende da tensão do fio bloco 2/3 (já que o bloco 3 está caindo), menos o PESO que está ‘atrapalhando’ um pouco a queda do 3, menos a tensão do fio bloco 1/2.
Ainda difícil? Se você não entendeu as tensões direito, não se preocupe, mais pra frente vamos simplesmente anulá-las. Se você não entendeu o resto, aí fique mais preocupado.
Como você pode perceber, não podemos trabalhar só com o sistema do bloco 2 porque não temos informação o suficiente, então vamos decompor o bloco 1 e o 3.
Bloco 1: T12 - m1*g = m1*a
Bloco 3: m3*g - T23 = m3*a
Podemos notar que no bloco 1, começamos pela tensão do fio e tiramos o Peso (m*g = P) para obter a força. No bloco 2, pegamos a tensão do outro fio, tiramos o Peso e depois a tensão do primeiro fio. No bloco 3, pegamos o Peso e tiramos a