Treinamento
Jairo André Mannrich Leandro Bressan da Silva
RESUMO: Just in Time é uma técnica de administração da manufatura, focalizando o melhoramento do processo produtivo em busca da qualidade e produtividade, ajudando a empresa a alcançar e ou manter competitividade em custos. Os principais objetivos desta técnica são os conceitos do custo real, definição dos indicadores de produtividade e qualidade, identificando os desperdícios da produção e combatendo-os.
PALAVRAS-CHAVE: Administração, qualidade, resultados, desperdício.
1.INTRODUÇÃO
Todo gestor de produção precisa saber também administrar os materiais de sua empresa reduzindo custos, utilizando menos capital de giro, fazendo assim com que a empresa atinja seus objetivos.
Uma empresa que pretende alcançar e manter liderança dentro do mercado atual, onde o valor dos bens e serviços é determinado pelas condições de oferta e procura, deve continuamente, enfocar a produção com uma visão estratégica, buscando a qualidade dos produtos e prazos de entrega que satisfaçam as necessidades dos clientes, um combate total ao desperdício, procurando eliminar todos os processos e funções que não agregam valor ao produto.
2.DESENVOLVIMENTO
O Justin in Time foi criado na década de 70 pelos Japoneses, testado primeiramente na Toyota Motor Company, eles buscavam um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso. O princípio do Just in Time (JIT) é eliminar desperdícios utilizando a quantidade certa de matéria-prima, produzindo a quantidade certa de produtos no lugar certo no momento certo. O objetivo fundamental do JIT é a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas. Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de