Como caçar o dragão
Prof. M. Marangon
Unidade 06 - NOÇÕES SOBRE ESCAVAÇÕES SUBTERRÂNEAS
TÚNEIS
6.1 - Introdução
Na abordagem, neste curso de Engenharia Civil, das noções básicas sobre as escavações subterrâneas e os elementos de Engenharia relacionados aos túneis é utilizado o texto de Nivaldo
Chiossi, do livro “Geologia Aplicada à Engenharia” publicado na década de 70, que não mais se encontra disponível para comercialização.
O objetivo dos túneis é permitir uma passagem direta através de certos obstáculos, que podem ser elevações, rios, canais, áreas densamente povoadas, etc.
São elementos de transporte (figura 01), com exceção daqueles usados em mineração.
São exemplos (figura 02) os túneis ferroviários, rodoviários, de metrôs, de transporte de fluidos
(água). No transporte de água, a finalidade pode ser tanto para a obtenção de energia, como de abastecimento de populações.
Figura 01 – Aspecto geral das ocorrências geológicas de uma das extremidade do túnel da
“Alagoinha” em Belo Horizonte/MG.
Os túneis são também freqüentemente usados em barragens como obras auxiliares, através das quais as águas do rio são desviadas, a fim de permitirem a construção das estruturas da barragem no leito do rio. A barragem de Funil no Rio Paraíba, por exemplo, teve suas águas desviadas através de um túnel de 430m de comprimento e 11,5m de diâmetro, escavado em gnaisses e com capacidade para transportar 1500m3/seg.
Outro exemplo é a barragem de Xavantes, no Rio Paranapanema, Estado de São Paulo, onde as águas foram desviadas ao longo de arenitos e basaltos através de dois túneis de 572m de comprimento e 9m de diâmetro cada um. Esses tipos de túneis são geralmente desenvolvidos em vales fechados e profundos.
1
Tópicos em Geotecnia e Obras de Terra
Prof. M. Marangon
Esses túneis de desvios são posteriormente aproveitados como túneis de adução, isto é, transporte das águas até a casa das máquinas.
Da mesma maneira, o