A organização da narrativa
ESTRUTURA DE UM
TEXTO NARRATIVO
Exemplo de um texto narrativo
Acontecimento inicial / Exposição (apresentação … )
Era uma vez (tempo) um dragão feroz (personagem principal) que vivia numa caverna sobranceira a uma aldeia (espaço) e que amedrontava toda a gente (situação inicial).
Um dia este dragão caiu a um lago e perdeu a capacidade de lançar chamas. Já não podia assustar os aldeões, lançando fogo em direção a eles.
O dragão receava que a gente da aldeia viesse à sua caverna para o caçar; queria muito voltar a produzir fogo. Assim, correu para o restaurante mexicano mais próximo e pediu uma comida com muito picante, com muito piripiri. Engoliu tudo isto e soprou.
Ué! O fogo jorrou! O dragão podia de novo lançar chamas.
Voltou para a sua caverna e viveu feliz para sempre a aterrorizar os aldeões com as suas maravilhosas chamas.
Elemento desencadeador (o que faz arrancar a história)
Complicação
Resolução
Fim
Jocelyne Giasson, A compreensão na leitura (adaptado)
O texto que se segue apresenta-se desordenado. Lê cada uma das partes e depois ordena-as, fazendo corresponder as letras ao esquema da narrativa no quadro abaixo apresentado.
O homem, que era muito bondoso, ficou a pensar no problema de Daniela e, durante a noite, recorreu aos seus amigos gnomos que encontraram Luís e lho trouxeram.
Anoiteceu sem que o tivesse encontrado. Avistou um casarão no meio das árvores gigantescas, aproximou-se e bateu à porta. Apareceu-lhe André, um homenzinho pequeno, com um barrete vermelho e uma cara risonha, que se prontificou a acolhê-la.
Mas, entretanto, surgiu do canto escuro da chaminé o incomodativo e carrancudo Belchior, irmão mais velho de André, que não permitiu que a menina