Treinamento e Desenvolvimento
Desenvolvimento II
Diretrizes para Treinamento
Prof.ª Marcia Helena Donato
Objetivo
Entendendo os Conceitos
Qualidade:
"Conjunto de características de todo produto e serviço, planejada, praticada e verificada, visando superar as expectativas de satisfação das pessoas envolvidas".
Aspecto Estratégico
“No atual cenário, a certificação ISO 9000 vem se tornando um requisito obrigatório para as empresas que desejam sobreviver no ambiente globalizado cada vez mais competitivo, sejam elas de qualquer ramo ou negócio.”
Viterbo (1996, 8)
Aspecto Estratégico
(continuação)
Deste modo, as empresas precisam capacitar seus funcionários para garantia da qualidade, pois esta é uma preocupação da sociedade, e nas empresas, é uma questão estratégica.
Novo Perfil
Polivalência – conhecimento de várias áreas, atividades, sistemas, negócios.
Rodízio – capacidade de adaptação, versatilidade.
Participação – integração dos recursos humanos com a problemática empresarial.
Negociação – diálogo, argumentação lógica.
Novo Perfil
(continuação)
Chiavenato (1999, 290) relata que o processo de desenvolvimento das pessoas “representa a necessidade de trazer de dentro do ser humano para fora dele as suas potencialidades interiores.
Todo modelo de formação, capacitação, educação, treinamento ou desenvolvimento deve assegurar ao ser humano a oportunidade de ser aquilo que pode ser a partir de suas próprias potencialidades, sejam elas inatas ou adquiridas”.
Os princípios da gestão da qualidade, da qual a
NBR ISO 10015:2001 é parte integrante, enfatizam a importância da atuação sistêmica dos gerentes de RH e da necessidade de treinamentos adequados.
A NBR ISO 9001:2008 em seu capítulo 6, enfatiza a importância de se manterem registros adequados referentes ao T&D da empresa.
A Norma NBR ISO 10015
Custos com pessoal representam 60% dos gastos totais de uma empresa.
Cada vez mais