O papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
Disciplina: filosofia
Professor: André
Serie/Turma: 3AA
Aluno: Matheus Clynton Pereira Silva
Resenha Critica
Guanambi/22/02/205
Resenha Critica: O papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
O papel do trabalho na transformação do macaco em homem, Engels explica como o trabalho alargou as habilidades para desenvolver o homem a partir do macaco. Ele fala sobre questões pertinentes sobre a evolução e a condição humana em relação ao trabalho. Mostra os processos de desenvolvimento no sentido do corpo e cultura do ser humano e mostra que estes são relacionados.
Segundo Engels por meio do trabalho, o ser humano aprende novos conhecimentos, cria instrumentos de trabalho (os primeiros como a pedra lascada) e se organiza socialmente (grupos para facilitar o trabalho). O filósofo afirma que o trabalho não influencia apenas em gerar riquezas e sim pela criação do próprio homem, pois foi ele que deu origem as transformações ocorridas nos macacos e, é exatamente esta visão que orienta o seu texto.
No texto Engels citou os macacos de uma raça antropomorfos, e citou o fato de que eles utilizavam as mãos para se movimentar, fazendo funções diferentes das dos pés. A partir desta analogia ficou certo que com o passar do tempo os macacos foram adotando uma postura mais ereta, este foi o passo decisivo para a transição do macaco em homem.
Engels afirmava que a mão não serve apenas para trabalho, citou que a mesma é produto dele. Ao longo do texto Engels comenta que com o desenvolvimento da linguagem houve a necessidade de gradativamente ter o desenvolvimento do ouvido assim como o cérebro que está ligado a todos órgãos do corpo. Segundo Engels graças à cooperação da mão, dos órgãos da linguagem e do cérebro, não só em cada indivíduo mas na sociedade como num todo, os homens foram se desenvolvendo cada vez mais, tornando-se capazes de executar