solubilidade
Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
Para se obter uma solução, devemos ter dois componentes importantes: o soluto e o solvente.
O soluto é a substância que se dissolve
O solvente é a substância que promove a dissolução do soluto. Como a água dissolve muitas substâncias, ela é conhecida como solvente universal
Exemplo: Sal de cozinha (soluto) + água (solvente) = solução salina
Regras de solubilidade
Uma substância polar tende a se dissolver em um solvente polar e uma substância apolar tende a se dissolver em um solvente apolar.
A solubilidade de uma substância em um solvente está relacionada com a temperatura em que ocorre a dissolução.
Coeficiente de solubilidade
Chamamos de coeficiente de solubilidade – CS - (ou grau de solubilidade) à quantidade necessária de um soluto (em gramas) para saturar 100 gramas de um solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão. Assim podemos obter três tipos de soluções:
Solução insaturada :Contém menos soluto do que o estabelecido pelo CS (solução estável).
Solução saturada : Contêm exatamente a quantidade do soluto estabelecido pelo CS (solução estável). Solução em equilíbrio com corpo de chão, necessariamente é uma solução saturada.
Solução supersaturada : Contêm mais soluto do que o estabelecido pelo CS (solução instável). Este tipo de solução é obtido por procedimentos especiais em laboratório. Mas existem os naturais como por exemplo o mel e as geléias.
Curva de solubilidade
A Curva de Solubilidade é um gráfico onde se relaciona a solubilidade de um determinado soluto com a temperatura. É útil para analisar o comportamento da solubilidade com a variação de temperatura.
Os pontos que se encontram exatamente sobre a curva são de uma solução saturada. Qualquer ponto acima da curva representa uma solução super saturada e qualquer ponto abaixo da curva, representa uma solução insaturada.
Exercícios conceituais