Treinamento e desenvolvimento
Entende-se que treinamento é o processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos sobre seu meio ambiente e suas relações durante o próprio tempo de vida. É uma mudança ou alteração permanente no comportamento em função da experiência passada de cada indivíduo.
A aprendizagem é um conceito intimamente relacionado com prática, reforço, retenção e esquecimento.
É o modo como os seres humanos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento, tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos colaboradores de uma organização.
Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho.
O desenvolvimento representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando um bom clima organizacional.
Investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.
Segundo CHIAVENATO [1989, p.24] “a educação profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa o preparo do homem para a vida profissional, onde a educação, propriamente dita, compreende três etapas: formação profissional, desenvolvimento e treinamento”. Portanto, o treinamento compreende uma educação profissional voltada para melhorar a