Exclusão social
Secretaria Municipal de Assistência Social
Nome do Responsável: Julio de Castro Brandão
Endereço: Rua das Mangueiras, 340 Vila dos Ipês
Município: Dourados
Estado: MS
Área ou Linha Temática:
Atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.
2. Introdução
Em uma sociedade voltada para o desenvolvimento econômico e que busca sempre o lucro, é certo que quanto maior a produtividade, maior é o rendimento. Essa visão capitalista domina as idéias do contexto atual.
No entanto, uma visão reformadora, que parte do princípio da valorização do ser humano e por isso busca igualar as condições de igualdade de oportunidades para todos os indivíduos, tem ganhado força nos últimos anos. Essa nova forma de pensar é fruto da reflexão acerca dos direitos do ser humano.
Nesse sentido, percebe-se que cada vez mais, a sociedade tem procurado eliminar as diferentes formas de discriminação, promovendo, por meio de entidades da própria sociedade civil, bem como por meio da cobrança de políticas públicas que busquem a inclusão dos grupos historicamente excluídos do pleno exercício de seus direitos, tais como os negros, os índios, os homossexuais e os deficientes.
Uma das questões mais importantes a se discutir é, portanto, qual a melhor forma de promover a inclusão desses grupos, principalmente, os deficientes. Isso porque, é necessário que hajam mudanças não somente relacionadas à forma de pensar dos que conviverão com os deficientes, mas também mudanças estruturais, tais como, adequação das vias, do transporte, dos meios de comunicação, entre outros.
Isso porque todos, inclusive os deficientes, têm direito ao acesso à educação, à saúde, ao lazer e ao trabalho. Essas áreas contribuem para a inserção social, desenvolvimento de uma vida saudável e de uma sociedade inclusiva e qualquer impedimento a esse exercício é um cerceamento da liberdade individual, garantida pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
Uma das questões que