Exclusão social
Este pôster tem como objetivo demonstrar as causas e as consequências que estão por detrás da temática da exclusão social.
A exclusão social é um conceito multidimensional e exprime-se em diferentes níveis (ambiental, cultural, econômico, político e social), sendo frequentemente cumulativo, ou seja, compreendendo vários deles ou mesmo todos.
Para entender melhor o que é exclusão social, basta entender que excluir é tirar sua oportunidade de qualquer vinculo, ou seja, fazer de suas opiniões, gestos, vontades, desejos, trabalhos e outros, simplesmente inaceitáveis ou sem qualquer valor considerável.
Exclusão Social
A questão da exclusão social teve início na Europa, devido ao crescimento do número dos sem-teto e da pobreza urbana, da falta de acesso a empregos e rendas por parte de minorias étnicas e imigrantes, da natureza precária dos empregos disponíveis e da dificuldade dos jovens para ingressar no mercado de trabalho.
O fenômeno da exclusão social não pode ser compreendido através de um conceito escatológico e autônomo, sem que seja inserido em um contexto social nos quais estão presentes todos os conteúdos que são sistematizados em um ordenamento de ideias que ferem materialmente a dignidade humana. Isso importa dizer que não existe um conceito formal do que seja a exclusão social, por não se tratar exclusivamente de um conteúdo tópico, mas deve ser esta entendida e compreendida em um sistema gerador de pobreza e desigualdade, que excluem a dignidade humana não só como preceito constitucional máximo, também um ideal humano. Para entender este contexto, implica entender este fenômeno interligado à inclusão social. Isso porque só pode ser implementada a inclusão social se partirmos da ideia de que exista uma parte que fora excluída da sociedade. Existe uma política pública com a finalidade do “pão e circo” em que é inserida uma parte dos ditos excluídos formais, ou seja, “pobres reconhecidos”, de