Lorca espanha
Lorca - Espanha:
Numa casa humilde, o agricultor JUAN SANCHES OLIVA (18-01-1872) vive com sua família composta pela esposa MARIA MATHEUS e pelos filhos ISABEL ( nascida no ano de 1900) e FRANCISCO ( nascido em 1902). Num terreno montanhoso, seco e de muitas pedras, distante uns 15 km da cidade, Juan planta cereais como: trigo, cevada, aveia, grão-de-bico e frutos como figos, olivas e amêndoas. Também cria ovelhas e cabras. Após tirar da colheita o gasto da casa, vende o que sobra para comprar o restante necessário para o sustento da família.
Homem da terra, Juan, com suas mãos calejadas e fortes, só sabia lidar com agricultura: preparar a terra, plantar e colher.
Quando os filhos tinham 4 e 2 anos, respectivamente, Juan fica viúvo. Sozinho, com dois filhos pequenos e tendo que trabalhar, pede para sua irmã cuidar de Isabel (4 anos) e esta passa a morar com sua tia e madrinha. Francisco, então com dois anos, é confiado à avó materna, mas como não se acostuma com a nova família, o pai decide cuidar dele sozinho, o que faz por quase três anos. Quando ia trabalhar na roça, o pai levava o pequeno Francisco com ele. Não era possível, porém, levar essa vida por muito tempo. O menino precisava de uma família, necessitava de cuidados maternais. Assim, quando o menino tinha 4 anos, Juan resolve casar-se com a bela EMILIA DIAS MORENO (28-02-1885), uma moça que morava em Águilas, cidade próxima de Lorca. A filha Isabel, já acostumada com sua tia e madrinha, continua morando com essa família.
Emília, com toda sua doçura e bondade, recebe o enteado como a um filho e passa criá-lo como se fosse seu realmente. Mas Francisco não é filho único por muito tempo. Aos 5 anos ele ganha um irmão: José.
Aos seis anos, Francisco começa a trabalhar como pastor de ovelhas, trabalho que executava desde a manhã até ao anoitecer, de segunda a segunda, com sol, chuva, frio ou calor. Assim mesmo o pai não descuida de sua