Salvador Dalí, Federico Garcia Lorca e Luis Buñuel
FEDERICO GARCÍA LORCA E LUIS BUÑUEL
Salvador Domingos Felipe Jacinto Dalí, um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha, nasceu dia 11 de maio de 1904, Catalunha, Espanha.
Iniciou sua educação artística na Escola de Desenho Federal, onde descobriupintura impressionista em 1916. Dalí foi viver em Madrid anos depois, onde estudou na Academia de Artes San Fernando fazendo experiência com o cubismo eo dadaísmo que provavelmente influenciaram o seu trabalho. Ele explorou intensamente o Simbolismo em seu trabalho. Foi influenciado pelos mestres da Renascença e foi um artista com grande talento e imaginação.
Era conhecido por coisas extravagantes para chamar a atenção, pela incrível combinação de imagens bizarras, com excelente qualidade plástica, o que por vezes incomodava seus críticos.Conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: LuisBuñele Frederico Garcia Lorca. Trabalhou com a produção Disney, na animação Destino; concluída em 2003.
Colaborou com o cineasta espanhol surrealistaBuñuel no curta metragem,UnChienAndalou. Porém em 1942 a amizade se rompeu após Dalí fazer uma denuncia contra seu colega como ateu e comunista, o que levou Buñuel a ser despedido de sua posição no Museu de Arte Moderna.
Em 1939 Dalí foi expulso pelos membros do grupo surrealista por motivos políticos, já que o marxismo era a doutrina preferida no movimento e Dalí se declarava “anarco-monárquico”. Ele respondeu à sua expulsão declarando: “O surrealismo sou eu”.
“Salvador Dalí não era apenas um pintor e um escultor genial, como se autodefinia, mas também se interessava por cinema, teatro e até ciências.”, afirmou Jean-Humbert Martin.
Suas célebres obras, pinturas, esculturas, teatros e cinemassão coligados aos seus sentimentos e vivencias. Como o quadro “O Grande Masturbador”, (1929) expressa às angustias sexuais do artista, e, a “Persistência Da Memória” (1931) são