Treinamento Mais Que Investimento
Contar com colaboradores bem preparados é um dos segredos das empresas de sucesso. Mesmo assim, ainda há companhias que veem o treinamento corporativo como um custo, o que é uma visão muito simplista da questão. Treinamento é até mais que investimento, é um incentivo.
Funcionários treinados de maneira eficiente são essenciais para manter a qualidade dos serviços prestados. Para que a companhia não perca novas oportunidades de negócios, ela precisa que sua força de trabalho esteja preparada para atender às demandas de seus clientes.
E mais: a oportunidade de se aperfeiçoar dentro da própria empresa é uma das características do local de trabalho mais admiradas. Uma pesquisa realizada pela consultoria LAB SSJ, especializada em soluções de aprendizagem corporativas, apontou que a oportunidade de desenvolvimento profissional e a participação em cursos e treinamentos estão entre os três atributos mais importantes em uma empresa para o público interno.
Investir na capacitação do próprio colaborador é o melhor caminho. É uma tendência mundial treinar o profissional com a cultura da companhia internalizada. Não compensa trocar um profissional que conhece todo o processo, que exerce suas funções muito bem e que "veste a camisa da empresa" só porque ele não tem um dos conhecimentos necessários para o seu cargo. Cada vez mais as corporações têm se esforçado para oferecer oportunidades de crescimento para seus colaboradores, tornando-se bons lugares para trabalhar.
Uma das deficiências mais relevantes no mundo corporativo atualmente é a falta de fluência em idiomas estrangeiros. Segundo uma pesquisa da Michael Page que ouviu 8 mil profissionais da América Latina, 5 mil deles brasileiros, apenas 37% dos diretores e gerentes são fluentes em inglês.
Em cargos técnicos e de suporte, o índice é de 27%. Neste momento, quando o Brasil está em destaque no mercado mundial e se prepara para receber os maiores eventos