Retorno Investimento em Treinamento
TREINAMENTO
Todo
processo de treinamento tem a necessidade de medir o quanto ele foi viável e quais resultados trouxe, o Recursos Humanos necessita de algumas ferramentas para medir se o treinamento gerou resultados ou não e se esse retorno está de acordo com o planejado.
Temos
2 exemplos de métodos de avaliação o ROI
(Retorno do Investimento) e o sistema BSC (Balanced
Scorecard - Indicadores Balanceados de
Desempenho).
ROI
De
acordo com Kirkpatrick, para analisar o retorno do investimento em treinamento utiliza-se um processo de avaliação em quatro níveis: reação, aprendizado, comportamento e resultados.
1- Reação: cada colaborador é avaliado pela participação nas atividades de aprendizado, indicando se está adaptado ao método como foi apresentado o material. Nesse nível, o mais simples deles, uma reação positiva é importante, pois o futuro do treinamento depende dessa resposta. Caso a reação não seja favorável, provavelmente não estão motivados a aprender. Reação positiva e satisfação podem não assegurar o aprendizado, mas a reação negativa e insatisfação, certamente, reduzem a possibilidade de aprendizado.
2- Aprendizado: É o nível em que os funcionários adquirem novas habilidades e conhecimentos e mudam suas atitudes e comportamentos como resultado do treinamento. Nessa fase o Gestor/Supervisor precisa ter habilidade de promover um feedback construtivo. Saber se as novas habilidades beneficiam a empresa e melhoram seu desempenho individual. 3- Comportamento: o funcionário deve ter tempo para assimilar o conhecimento adquirido no treinamento e tentar mudar o seu comportamento. Depois é possível prever quando ocorrerão mudanças, o que pode não ser imediato.
Nesse nível analisamos as expectativas de mudança dos funcionários em relação ao inicio do curso/treinamento e identificamos as barreiras no processo de aprendizagem. Kirkpatrick, define os requisitos que devem estar presentes