Traços de Personalidade segundo Carl Jung
De acordo com Carl Gustav Jung, todas as pessoas apresentam características em uma escala linear que vai de um extremo a outro, em quatro áreas específicas. São elas: ser extrovertido, em oposição a ser introvertido; ser experimentador, em oposição a ser intuitivo; ser racional, em oposição a ser sensitivo; ser opinativo, em oposição a ser perceptivo.
Também segundo Jung, todos nós temos uma forma bem clara de nos mostrarmos diante da sociedade que é chamada de persona ou “máscara”. São elas:
Extrovertidos: Gostam de variedade e ação. Tendem a ser mais rápidas, não gostam de procedimentos complicados. São em geral pessoas boas e agradáveis. Geralmente agem rápido, algumas vezes sem pensar. Preferem ter pessoas a sua volta. Normalmente se comunicam abertamente.
Introvertidos: Gostam de quietude e concentração. Tendem a ser cuidadosos com detalhes; não gostam de se retratar. Têm problemas para lembrar nomes e rostos. Gostam de pensar bem antes de agir, muitas vezes sem partir para a ação efetivamente. Não se importam de trabalham sozinhos. Têm alguns problemas para se comunicar.
Experimentador: Não gostam de novos problemas até que se estabeleçam padrões para resolvê-los. Gostam de formas bem estabelecidas para fazer as coisas. Preferem usar habilidades já conhecidas a aprender outras novas. Não costumam acreditar em inspiração e raramente se sentem inspirados. Raramente cometem erros de fato.
Intuitivo: Gostam de resolver problemas novos. Não apreciam fazer sempre as mesmas coisas. Preferem aprender novas habilidades a colocá-las em uso. São impacientes com detalhes rotineiros. São pacientes com situações complicadas. Seguem as inspirações, tanto as boas quanto as más. Cometem erros com muita facilidade.
Racional: São relativamente não emotivos e não se interessam pelos sentimentos das pessoas. Podem ferir os sentimentos das pessoas sem perceber. Gostam de analisar e colocar