Personalidade
A personalidade são traços (positivos ou negativos) que diferenciam os seres humanos e são frequentemente percebidas através do comportamento.
A personalidade inclui aspectos intelectuais, afetivos, impulsivos, volitivos, fisiológicos e morfológicos; é uma forma de responder diante dos estímulos e as circunstâncias da vida com um selo peculiar e próprio e que dá como resultado o comportamento.
DETERMINANTE: Relação Hereditariedade X Ambiente X Situação
O crescimento e o desenvolvimento de cada pessoa dependem de vários fatores, um deles é o fator hereditário, porém ele não será o único responsável pelos traços de personalidade, também contribuirão para essa formação: o ambiente, as influências vividas pela pessoa no passado, no decorrer da sua vida e na atual (pessoal e sócio-cultural). É um processo dinâmico.
A hereditariedade consiste daqueles fatores determinados na concepção, incluindo características físicas, sexo e fatores de personalidade. Ela estabelece os limites de quanto às características da personalidade podem ser desenvolvida.
O ambiente consiste de fatores culturais, sociais e situacionais. Ele determina o desenvolvimento dentro dos limites. Esses limites aparecem para variar de uma característica para outra.
A hereditariedade e o ambiente determinam meio a meio às características de cada pessoa. A genética determina a predisposição para agir, mas os comportamentos específicos não são herdados. Entretanto, a transmissão genética fornece a estrutura, enquanto as experiências de vida trazem à tona ou reprimem as tendências comportamentais. Aparentemente, as situações ambientais da infância são as mais cruciais no desenvolvimento da personalidade.
TRAÇOS IMPORTANTES DA PERSONALIDADE
Foram identificados diversos traços de personalidade que permitem diferenciar as