personalidade
Componente: Psicologia
Professora: Gabriela
Aluna: Aline
Assunto: Resumo do Texto 2: Características de Personalidade
Muitos psicólogos definem a personalidade como um padrão singular de pensamentos, sentimentos e comportamentos de um individuo. Por um lado, a personalidade refere – se a diferenças singulares- aqueles aspectos que distinguem uma pessoa de todas as outras. Por outro lado, a personalidade é relativamente estável e duradoura e essas diferenças individuais dificilmente mudam.
Os psicólogos abordam o estudo da personalidade de várias maneiras. Alguns identificam suas características mais importantes, outros por que existem diferenças de personalidade. Identificam a família como o fator mais importantes no desenvolvimento da personalidade, outros enfatizam as influências ambientais externas a família, e ainda outros consideram a personalidade o resultado da maneira como aprendemos a pensar a respeito de nós mesmos e de nossas experiências. Assim surgem as quatro principais categorias de teorias da personalidade:
Teorias Psicodinâmicas: origens da personalidade estão nas motivações e nos conflitos inconscientes, frequentemente sexuais.
Teorias Humanistas: motivações positivas para o crescimento e na realização do potencial na formação da personalidade.
Teorias de Traços: categorizam as personalidades e descrevem de que maneira elas diferem.
Teorias da Aprendizagem Cognitivo – Social: as raízes da personalidade nos modos como as pessoas pensam o ambiente, agem sobre ele e reagem a ele.
Teorias Psicodinâmicas
As teorias psicodinâmicas veem o comportamento como o produto de forças psicológicas que interagem dentro do individuo, frequentemente fora de seu estado de consciência. A psicodinâmica é o estudo da energia psíquica e de sua transformação e manifestação no comportamento.
Algumas partes da teoria