personalidade
Profa. Regina Campos
Março/2011
3. PERSONALIDADE
Nossa Personalidade molda nosso comportamento. Assim se queremos entender melhor o comportamento de alguém na organização, é bom entendermos um pouco sobre Personalidade.
Existem muitas definições sobre Personalidade, mas a maioria engloba a estrutura psicológica total do indivíduo que se revela pela forma de pensar, de se expressar e de manipular suas atitudes e interesses.
A Personalidade são padrões de comportamentos únicos e relativamente estáveis de uma pessoa. Reúne uma mistura de características, atitudes, valores, esperanças, amores e ódios que faz com que cada um de nós, seja uma pessoa única. Personalidade é a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais pessoas.
Finalidade do conhecimento da Personalidade no CO
Adequação do indivíduo ao cargo;
Adequação do indivíduo à organização;
Reduzir riscos de inadaptação dos funcionários aos cargos que ocupam e à organização onde trabalha.
Determinantes da Personalidade
A Personalidade de um indivíduo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos fatores hereditários e ambientais, moderados pelas condições situacionais.
Hereditariedade – Pesquisas comprovam que as características da Personalidade não são completamente regidas pela hereditariedade. Por exemplo: Se você foi calmo e dócil durante a infância, isso seria resultado de seus genes e não haveria qualquer possibilidade de mudança destas características.
Ambiente – A cultura em que somos criados, as condições de nossa infância e as normas vigentes em nossa família, nossos amigos e grupos sociais exercem pressão sobre a formação de nossa Personalidade.
Essas duas Determinantes são consideradas igualmente importantes. A Hereditariedade determina os parâmetros ou limites, mas o potencial total de um indivíduo será determinado pelo ajuste às demandas e exigências do Ambiente.
Situação