Personalidade
Personalidade deriva do latim persona que significava máscara, ou seja, aquilo que queremos parecer aos outros. Na psicologia a Personalidade é uma organização dos vários sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais que se interligam, determinando o modo como o indivíduo se ajusta ao ambiente em que vive. Para o Espiritismo a personalidade está na Alma da pessoa. A personalidade se forma ao longo da vida desde o nascimento até a fase adulta, recebendo influências do meio em que vivemos, e muitas vezes gerando a necessidade de sermos aquilo que as outras pessoas idealizam que devemos ser esse tipo de comportamento podem levar o individuo a não ser aquilo que realmente ele é, gerando assim falta da personalidade. Desde a fase da infância devemos preservar a imagem que a criança tem de si mesma, e aceita-la do jeito que ela é, expondo a ela aquilo que é certo e errado, sem ofendê-la com insultos verbais ou com algum tipo de agressão física, que futuramente venha traumatizá-la. Todas as atitudes e fatos que uma criança vivencia é um complemento no desenvolvimento da sua própria personalidade, que será o seu comportamento no futuro.
O traço da personalidade é uma característica incessante, que varia de acordo com a situação. Assim como propôs Carl Gustav Jung psiquiatra suíço dois agrupamentos de traços a Introversão e a Extroversão. A introversão é a concentração em priorizar seus próprios pensamentos e sentimentos em seu mundo interior. A extroversão é o envolvimento com o mundo externo das pessoas e das coisas, ela é mais social e mais atenta com o que acontece a sua volta. Resumindo a personalidade é o caráter ou qualidade do que é pessoal. O que determina a individualidade de uma pessoa, a conduta, sua maneira habitual de ser, aquilo que a distingue das outras pessoas.
William James A personalidade para William James é sair da interação e facetas instituais e hábitos da consciência e os aspectos pessoais e as vontades.