Etica marxista (profº clovis de barros)
No vídeo aula do professor Clóvis de Barros foram levantados alguns fundamentos éticos do marxismo: a crítica radical da sociedade capitalista e as mediações políticas para a construção da emancipação humana. O eixo norteador da pesquisa é a investigação dos textos de Marx e Engels, os Manuscritos de 1844 que, junto à análise científica da relação homem-natureza-sociedade, estão repletos de considerações filosóficas e éticas. A ética marxista leva em consideração a totalidade do ser e do existir do homem histórico, concreto, social. Ela se constitui na contundente crítica, indignação, denúncia a toda forma de opressão e "exploração do homem pelo homem" e das condições desumanas de vida da classe trabalhadora sob o modo de produção capitalista. Tal crítica tem uma dimensão propositiva, () como possibilidade e necessidade histórica de "superar o estado atual de coisas" no processo de construção da "emancipação humana universal". Enfim, a ética crítica marxista, de base histórica, de perspectiva transformadora está ligada à educação omnilateral (formação humana oposta à formação unilateral provocada pelo trabalho alienado) da classe trabalhadora, como produção de homens conscientes e livres, capazes de conhecer, intervir, se apropriar e dominar o processo de produção material e espiritual ao longo do movimento histórico da humanidade.
Segue abaixo relatos de alguns autores citados no vídeo, a saber:
Karl Marx:
Foi um pensador e revolucionário alemão considerado um dos iniciantes da Sociologia no mundo. Ele tinha idéias radicais como juntar a classe trabalhadora para derrubar os capitalistas.
Mas o que Karl Marx não esperava é que esses pensamentos poderia causar muitas mortes, como ocorreu, ele também teve seus conceitos na áreas de: economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Marx com certeza foi um dos maiores nomes da época do capitalismo.
Engels;
Foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx