James joyce
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD
ATIVIDADE TEÓRICO – PRÁTICA - ETAPA 01
JAMES JOYCE
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD
ATIVIDADE TEÓRICO – PRÁTICA - ETAPA 01
JAMES JOYCE
James Augustine Aloysius Joyce, mais conhecido como James Joyce, um dos maiores escritores da língua inglesa do século XX, nasceu em Dublin, na Irlanda, a dois de fevereiro de 1882, filho de pais católicos, bem-sucedidos financeiramente. Um exilado de sua própria pátria, Joyce foi profundamente influenciado por sua vivência irlandesa, que empresta a sua obra o cenário e os temas mais freqüentes. A infância e a adolescência passadas em Dublin povoarão as páginas de seus livros com os personagens e paisagens que lhe são familiares durante este período. Em 1902 James Joyce, segue para Paris para estudar medicina, mas abandona o curso para dedicar-se ao ensino da língua inglesa e à literatura.
Em 1907, publica seu primeiro livro, Música de Câmara (poemas). A coletânea de contos Dublinenses (Arábia) sai em 1914, causando revolta nos círculos conservadores, por sua descrição sem sentimentalismo das pequenas e grandes misérias da vida na Irlanda. Seu primeiro romance, o autobiográfico Retrato do Artista Quando Jovem aparece em 1916. Mas Joyce só alcança fama internacional em 1922, com a publicação de Ulisses, citado habitualmente como um dos dois ou três maiores romances do século 20.
No conto literário Dublinense (Arábia), o escritor irlandês revela-se um propósito autobiográfico, pelo menos as melhores lembranças da sua infância e adolescência como em um Encontro e Arábia. A compreensão humana e as críticas apontando as chagas da sociedade, talvez sejam o ponto mais alto deste livro, embora possam ser confundidos nestes primeiros trabalhos em prosa; em que Joyce transborda certo sentimento com um profundo clima poético, o que também viria a ser acentuado nos livros posteriores.
Os conflitos são visíveis em quase todos os contos desse volume à