traços brasileiros para uma analise organizacional
1. O sucesso da gestão não depende apenas das mudanças na estrutura da organização, mas sim das mudanças de atitude e percepção de seus colaboradores, sendo assim crucial a compreensão das nossas raízes culturais para o gerenciamento das organizações brasileiras.
2. Quando falamos de traços culturais brasileiros, nos referimos a características comuns na maioria dos brasileiros e são esses traços que influenciam a cultura organizacional, o que vai limitar ou fortalecer o processo de transformação da organização, variam também de organização para organização uma vez que sofrem influências de seus fundadores, líderes e processo histórico, de seu mercado.
3. O modo de produção brasileiro tem grande influência portuguesa, marcado pela plasticidade, flexibilidade, antagonismo e contrastes. Cinco traços fundamentais são mais determinantes no campo organizacional: hierarquia, personalismo, malandragem, sensualismo e aventureiro.
4. Além da herança cultural do nosso colonizador português de desprezo pelo trabalho manual, apatia a agricultura e tendência a ociosidade, o sistema escravocrata desvalorizou o trabalho manual, fazendo com que comparamos ele a um trabalho inferior, desqualificado.
5. Nas relações atuais misturamos uma relação unicamente profissional com laços pessoais e de amizade, e usamos isso como um para se obter o que deseja mais facilmente, isso cria uma tendência a corromper ou a ser corrompido, manipulado.
O sucesso da gestão não depende apenas das mudanças na estrutura da organização, mas sim das mudanças de atitude e percepção de seus colaboradores, sendo assim crucial a compreensão das nossas raízes culturais para o gerenciamento das organizações brasileiras.
Quando falamos de traços culturais brasileiros, nos referimos a características comuns na maioria dos brasileiros e são esses traços que influenciam a cultura organizacional, o que vai limitar ou fortalecer o processo de